Páginas

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Klabin S/A - Unidade Monte Alegre ... uma história de 80 anos.!!!

Epílogo:
Em 1934, são fundadas, em São Paulo, as “Indústrias Klabin do Paraná”, por nove acionistas: Salomão Klabin, Hessel Klabin, Jacob Klabin Láfer, Wolff K. Klabin, Eva Cecília Klabin Rapaport, Ema Gordon Klabin, Mina Klabin e Abraão Jacob Láfer (...)
Nos Estatutos da nova sociedade consta: ... “explorar indústria de papel em seus múltiplos ramos, bem como a fabricação de celulose e pasta de madeira, papelão e seus congêneres” . . . a qual existiria por um prazo de 50 anos, o qual poderia ser prorrogado. (...)
No dia 29 e outubro de 1934, nove dias após lavrar a Escritura de Constituição de Klabin do Paraná, em São Paulo, Horácio Láfer e Wolff Klabin, como seus representantes, assinavam no tabelionato de Américo Alves Guimarães, em Curitiba, a “Escritura de Promessa de Compra e Venda da Fazenda Monte Alegre”, adquirida ao Banco do Estado do Paraná. A escritura atestava que tais terras estavam situadas no Município e Comarca de Tibagi, “a começar no ponto onde o Rio Alegre desemboca no Rio Tibagi”.
Fonte: Monte Alegre – Cidade Papel; de Hellê Veloso Fernandes, 1974, p. 39. (grifo nosso)
logo”:
... o espigão entre o rio Tibagi e o rio das Mortandades. A lomba bem ventilada no campo, por cima da futura fábrica, foi reservada para a cidade operária. Por sugestão de D. Ema Klabin, o rio das Mortandades recebeu o nome de Rio Harmonia e o lugar da futura fábrica também Harmonia. (ZAPPERT, 0 Tibagi, 1 fev. 1949) apud (CUNHA, 1982, p. 42)

Pelo que se evidenciou, o grupo empresarial Klabin, com capital e visão empresarial, auxiliado por uma conjuntura nacional altamente favorável a sua implantação e desenvolvimento no setor papeleiro, fez com que as instalações fabris implantadas na Fazenda Monte Alegre atingissem, a curto prazo, a vanguarda do setor papeleiro nacional.
Fonte: 0 HOMEM PAPEL Análise Histórica do Trabalhador das Indústrias Klabin do Paraná de Celulose S/A 1942-1980; tese de mestrado em História de ANACÍLIA CARNEIRO DA CUNHA, para UFPR; Curitiba,  1982.
A Klabin está presente no seu dia a dia, por meio de produtos que ajudam a tornar sua vida mais prática. Nesse vídeo, você vai conhecer um pouco dos processos da empresa e do seu engajamento com as pessoas e o meio ambiente. Conheça o envolvimento da Klabin em busca de um desenvolvimento sustentável.

Prólogo:
Vídeo Institucional 2014
Fonte: http://www.klabin.com.br/pt-br/imprensa/videos/16 - acessado em 28/10/2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço as eventuais colaborações!