Páginas

domingo, 16 de setembro de 2012

Educação, Poder Público e a Violência . . .

     Sexta-feira passada (14/09), realizou-se na ACITEL (Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba), debate político com os candidatos a prefeitura da cidade. Ao serem indagados sobre os alicerces de suas eventuais governanças, os cinco candidatos tocaram na questão da violência local. O que demonstra que pelo menos estão conscientes e aparentemente preocupados com a situação.
     E não é para menos, a minha (nossa) querida Telêmaco Borba, é uma das cidades mais violentas da região. E as estatísticas da criminalidade local, principalmente o índice de homicídios, vem crescendo ano a ano.
     Quem quiser pode conferir a informação, através do link abaixo:

     A notícia a seguir é referente ao primeiro semestre de 2011:
     Com cerca de 70 mil habitantes, Telêmaco Borba é uma das cidades mais violentas da Região dos Campos Gerais. Somente neste ano, o município já registrou 12 homicídios, segundo a Polícia Civil. 

     Agora no ano de 2012, as barbáries continuam. Neste sábado (15/09), realizou-se passeata pela paz com o slogan Telêmaco Borba Precisa... Merece Paz! Este aprendiz de blogueiro fez questão de colaborar com sua humilde participação. Até mesmo porque, compreendemos que Telêmaco merece paz, não só merece como necessita urgentemente de paz.
     Em busca disso, cogita-se a coleta de assinaturas abaixo do pedido - de paz - e o envio das mesmas ao excelentíssimo governador do Estado, para que se possa providenciar algo que venha ao encontro dos anseios da população telemacoborbense.
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=402283666491550&set=a.402277176492199.105388.100001297616607&type=1&theater

     Particularmente, entendo que o problema dos altos índices de violência urbana, só são possíveis de se corrigir (talvez amenizá-los fosse a palavra mais correta), através da educação, e isso demanda muito tempo, penso que seria fundamental educar os jovens - as crianças - de hoje, para que isso tenha reflexo positivo no futuro.
     O problema é que as pessoas (a sociedade), querem soluções para tudo e de imediato, e os políticos, no anseio de angariar votos, prometem o que às vezes pode-se dizer que apresenta-se praticamente como impossível de se cumprir. Mas se assim não o fizerem, não conseguem cativar seus eleitores. E o problema vai se alastrando, pois o mesmo é simplesmente "podado", ou seja, não se corta o mal pela raíz.

     E a educação do cidadão . . .

     E aqui cabe um último parágrafo, o Poder Público pode e deve colaborar, com ensino público de qualidade, mas:
educação vem de berço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço as eventuais colaborações!